A Assistência Social direito do cidadão e dever do Estado, é política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, com vistas a garantir o atendimento às necessidades sociais básicas.

Desta forma, atendendo aos princípios e diretrizes preconizados pela Política Nacional de Assistência Social – PNAS, a Secretaria Municipal de Assistência Social por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, desenvolveu no dia 22 de novembro de 2017 uma atividade voltada aos Agentes Comunitários de Saúde – Agentes de Combate a Endemias e aos Visitadores do Programa Primeira Infância Melhor, evento este coordenado pela Assistente Social Luana Rambo Assis e demais membros da equipe técnica. A iniciativa teve como fator basilar proporcionar um espaço de discussão, “qualificação e aprimoramento profissional”, com vistas a problematizar e a refletir os limites, desafios e possibilidades vivenciados no cotidiano de cada profissional. Momentos como este permite que as diversas contingências apresentadas no decorrer da atividade técnica, possam ser debatidas e problematizadas por um coletivo de pessoas incumbidas de desenvolver um trabalho de qualidade e eficiência para a população do município de Quevedos.

Atrelado as demais atividades, a equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social em cumprimento a Lei nº 8742 LOAS, vem organizando e estruturando a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social para o Quadriênio de 2018 a 2021. O referido documento está sendo redigido e pensado por uma comissão de técnicos, usuários e membros do conselho municipal, sob a Assessoria Técnica da Assistente Social Luana Rambo Assis. A importância do planejamento quadrienal consiste em elaborar ações, metas, objetivos, e formas de gestão compartilhada, levando em conta as necessidades e anseios da população do município de Quevedos.

A responsabilidade da Assistência Social enquanto política pública é atender de forma digna, qualificada e respeitosa a todas as demandas que perpassam o cotidiano profissional, para isso contamos com uma equipe de profissionais e gestores comprometidos com a qualidade e eficiência dos serviços prestados, afinal, devemos pensar no bem-estar da coletividade e atentar para o fato de que quanto mais especializado e aprimorado forem os serviços executados, melhor será o nível de politização e empoderamento da população Quevedense.

Atenciosamente!

Luana Rambo Assis – Assistente Social