“Conhecer o passado para compreender o presente e projetar o futuro” – foi com este objetivo que professores da rede municipal de ensino de Quevedos realizaram, no dia 31/10/2019, uma viagem de estudos até os municípios de São Pedro do Sul e Mata. Essas cidades fazem parte de uma importante região turística de nosso estado, a denominada Rota Paleontológica.

Na ocasião, participaram da atividade os alunos das turmas de 6º e 7º anos das escolas municipais Olga Nunes da Silveira, Othelo Rosa e Sepé Tiaraju. O passeio faz parte de um cronograma de atividades que integra um projeto denominado “Pré-História do Rio Grande do Sul”, desenvolvido pelos professores das áreas de Ciências, História e Geografia.

Os alunos, juntamente com os professores responsáveis, percorreram diversos pontos turísticos, como: Museu Padre Daniel Cargnin, Jardim Paleobotânico; um pequeno tour pelas principais praças de Mata,bem como o Pórtico (Dino),localizadas no trevo de acesso ao município, às margens da BR 287. Já no município de São Pedro do Sul, foi visitado o Museu Paleontológico e Arqueológico Professor Walter Ilha, onde os participantes da excursão puderam assistir palestras com os responsáveis pelo espaço, aulas práticas e acesso ao acervo do museu.

A equipe organizadora do projeto ressalta que a viagem foi de grande valia em termos de aprendizagem trazendo aos alunos temas que mexem com o imaginário popular, como dinossauros, arte rupestre, fósseis, entre outros. As escolas municipais, através de suas representações, agradecem todo o suporte oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo para o andamento do projeto interdisciplinar, bem como todos aqueles que contribuíram de uma forma ou de outra, no sucesso das atividades. Os agradecimentos também são extendidos aos profissionais dos museus visitados pela calorosa recepção e atenção direcionados aos alunos e professores.