Em continuidade as atividades propostas em reunião do Programa Saúde na Escola (PSE), após capacitação com os professores da pré-escola e 1º ano das séries iniciais, sobre dinâmicas de aprendizado voltadas para educação nutricional, ministrado pela nutricionista do município Thaís O. Fagundes, os professores puderam realizar atividades com os alunos, com o objetivo de auxiliar na criação de bons hábitos alimentares, promover saúde e servir como um agente propagador de hábitos alimentares saudáveis.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelos professores, nos meses de julho e agosto, podem ser citadas:

- Prof Silvane e estagiária Lara: trabalhado a importância do consumo diário de frutas, legumes e verduras, dando ênfase para os alimentos que as crianças não conheciam, explicação sobre a produção até a colheita, assim como os benefícios do consumo, de forma lúdica, utilizando a pintura, fotos dos alimentos, (também trabalhado os alimentos benéficos para o organismo e os cariogênicos e explicado sobre o cuidado para não consumi-los diariamente); a história da Chapeuzinho Vermelho da Alimentação Saudável, utilizando fantoches e teste da caixinha sensorial, identificando por meio do tato, a fruta que ali se encontrava, após as frutas foram apresentadas e degustadas.

- Prof Jussara: trabalhado a importância de uma alimentação colorida e saudável, com ênfase nas frutas e nas cores, assim como seus diversos tipos de vitaminas e minerais; também, de forma lúdica, jogo dominó das frutas.

- Profs Zenaide e Taciele: trabalhado de forma lúdica o incentivo a alimentação saudável, com uso de materiais confeccionados na secretaria de educação e também pelos próprios alunos. O material utilizado também serviu para que fossem trabalhados aprendizado da língua inglesa, onde os alunos puderam aprender os nomes das frutas. Junto com o aprendizado, as professoras realizaram junto com os alunos um piquenique, onde puderam fazer a degustação dos alimentos saudáveis, dentre estes alimentos, a banana a qual foi apresentada junto com encenação “História da banana”.

As dinâmicas apresentadas foram de grande valia, uma vez que a educação nutricional deve ser aplicada de modo a orientar, sendo a aprendizagem o foco para um cuidado com a saúde alimentar, desde a infância para a vida toda.

 

Outras notícias