A Equipe da Saúde do município realizou uma caminhada, na manhã do dia 26, alusivo ao mês de prevenção ao suicídio.  Dentre as diversas atividades já realizadas destacou-se: palestras sobre o tema com participação de equipe multidisciplinar nas comunidades com hipertensos e diabéticos; orientações nos grupos de puericultura, gestantes e apresentação de vídeos na sala de espera da Unidade Básica de Saúde.

Essa campanha visa conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio (Associação Brasileira de Psiquiatria, 2019).

A caminhada enfatizou as atividades já realizadas pela Equipe de Saúde, servindo também como mais um momento de reflexão e destaque para o tema. Esse momento foi acompanhado de músicas com letras reflexivas e distribuição de panfletos com orientações e mensagens motivacionais.

Junto com a Equipe de Saúde, participaram: Prefeito Municipal, Escola Estadual Dom Pedro I, Secretaria de Agricultura e Educação, Centro de Referência de Assistência Social, Conselho Tutelar e a comunidade em geral.

Salienta-se que mesmo com o término do mês de setembro, as atividades referentes à prevenção ao suicídio serão continuadas, uma vez que o assunto é de extrema relevância e impacta a saúde como um todo.