Ocorreu no dia 23 de maio do presente ano, na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Quevedos, uma atividade com as professoras Zenaide, Taciele, Leonir, Jussara, Caroline, Silvane, Rozane e Angelita, turmas da pré-escola e 1º ano das séries iniciais, sobre dinâmicas de aprendizado voltadas para educação nutricional, em continuidade as atividades propostas em reunião do Programa Saúde na Escola (PSE), ministrado pela nutricionista do município Thaís O. Fagundes.

Dentre as atividades propostas: “Descubra os alimentos”, onde os professores deveriam adivinhar, com uso de venda, por meio sensorial, usando tato, olfato, paladar, qual alimento saudável estava sendo analisado; “Chapeuzinho Vermelho da Alimentação Saudável”, história original da Chapeuzinho Vermelho, foi adaptada para demonstrar que para ter saúde, um dos hábitos que todos temos que ter é a alimentação saudável; “História da banana”, apresentação de um poema com a história da banana e com interpretação da mesma; “Abecedário da nutri”, uma paródia de “Abecedário da Xuxa”, voltada para a promoção da alimentação saudável, entre outras.

Destaque para as dinâmicas as quais os servidores da Secretaria de Educação ajudaram a confeccionar/organizar, como as roupas dos personagens, da Banana, Chapeuzinho Vermelho, montagem de jogos, gravação de paródia...

Ao total foram apresentadas, 16 dinâmicas e cada professor recebeu um poligrafo, para trabalhar a educação nutricional com os escolares, de forma lúdica, explorando e utilizando os movimentos para desenvolver a coordenação motora fina, estabelecendo também, o contato com a linguagem e literatura infantil. Trabalhando cores, desenvolvendo sua autonomia, buscando suas formas de comunicação e expressão, produção de trabalhos individuais e coletivos, assim como, nas suas vivências nas diversas situações de interação. Executando atividades de respeito às regras e ao grupo a qual está inserido: família, escola e comunidade.  Auxiliando na criação de bons hábitos alimentares, tornando-o um pequeno grande agente promotor de saúde!

Outras notícias