Introdução

O Projeto Ressignificar nasce da parceria, entre a Secretaria de Educação e a Administração Pública Municipal, levando em consideração o interesse e necessidade da população. Esse projeto tem como objetivo dar novo significado, sentido a vida, buscando oportunizar as pessoas ao letramento, visando à autonomia no cotidiano do indivíduo. 

Para Execução deste projeto a metodológica utilizada será participativa, construção coletiva, onde seus diversos atores são sujeitos na elaboração e execução deste trabalho. 

 

Justificativa

            Mediante o interesse da clientela proposta neste projeto à política pública municipal que prioriza oportunizar a população um projeto social educativo alternativo, de superação do letramento de adultos no município, não com o propósito de certificá-los e sim permitir autonomia aos mesmos para atividades do seu cotidiano. Justifica-se o presente projeto por se tratar de um grupo de pessoas que de forma alguma neste momento frequentaria uma instituição de ensino regular ou EJA, pois o objetivo não é a certificação de ensino e sim a autonomia no dia a dia. A demanda por letramento informal é latente e requer um compromisso de superação histórica.

              A educação e a Administração Municipal tem compromisso social no resgate deste cidadão, isto se dá através da construção de instrumentos capazes de reconstruir o conhecimento sistematizado negado historicamente a esses sujeitos que mesmo sem letramento são portadores de vários saberes. O projeto que aqui apresentamos se configura em uma oportunidade histórica para as pessoas que não tiveram a oportunidade de acesso ao conhecimento da leitura e da escrita em tempo próprio.

 

 

 

 

 

 

Objetivo Geral

Ø   Proporcionar a todos os envolvidos o letramento que sirva como suporte de ressignificação, que conduza paulatinamente a autonomia do ser humano, ampliando seu espaço de conquista na sociedade.

 

Objetivos Específicos

Ø   Instrumentalizar os participantes para práticas autônomas no seu cotidiano;

Ø   Auxiliar e dar acompanhamento aos participantes do projeto de letramento;

Ø   Desenvolver habilidades capaz de permitir maior autonomia;

Ø   Identificar as necessidades apresentadas pelos participantes;

Ø   Proporcionar aos participantes do projeto trocas, diálogos e experiências de vida.

 

Público Alvo: Pessoas que gostariam de Letramento não institucional e sim para utilização no seu cotidiano.

Turmas: 15 pessoas no máximo. 

Período: Manhã-Sextas-Feiras.

Local de Execução do projeto: Secretaria Municipal de Educação.

Obs.: Será disponibilizado vale passagem para os participantes.

Eixos norteadores do projeto:

# Mobilização;

# Motivação;

# Letramento.

          O Projeto Piloto Ressignificar utiliza como metodologia participativa por entender que estamos diante de uma proposta de envolvimento no coletivo.

 

 

 

 

 

 

 

Cronograma de Execução:

 

 

Maio

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Divulgação

X

 

 

 

 

 

 

 

Inscrições

Gabinete

ou

Secret. Educação

X

 

 

 

 

 

 

 

Enturmação

X

 

 

 

 

 

 

 

Execução

 

X

X

X

X

X

X

X

Avaliação

 

X

X

X

X

X

X

X

Término

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

Outras notícias